|
O declínio na qualidade da água que precisamos para viver é um dos nossos maiores desafios. Na verdade, mais pessoas morrem por água de má qualidade anualmente do que de todas as formas de violência, incluindo a guerra.
Conforme olhamos para o futuro, espera-se que o problema só aumente, portanto, é imperativo que os estudantes de hoje compreendam os desafios que enfrentam, e o mais importante, sejam informados para serem capazes de enfrentá-los.
Milhares de funcionários do HSBC continuam participando do Observatório da Água Doce graças ao Programa HSBC pela Água e agora, como o efeito cascata favorece seu alcance, o Earthwatch está trazendo a iniciativa para professores e alunos a nível mundial, inspirando novas gerações a preservarem este recurso mais precioso.
Uma troca de ideias na Índia
Em abril, a equipe do Earthwatch na Índia realizou uma oficina para estudantes da Indraprastha Global School, Uttar Pradesh, seguindo um pedido da Christina, uma professora da Escola Preparatória Felsted, Essex, Inglaterra.
Christina estava visitando a escola, junto com um grupo de estudantes da Inglaterra, em um Programa de Intercâmbio Escolar da British Council. Os alunos da Christina já haviam trabalhado no programa Water Explorer – uma iniciativa do Plano de Ação Global em parceria com o HSBC - e tinham ouvido falar sobre o Programa HSBC pela Água por meio de um membro da família que é um funcionário do HSBC no Reino Unido.
As crianças aproveitaram o dia, aprendendo sobre o rio Yamuna e zonas úmidas importantes, como o Okhla Bird Sanctuary, onde funcionários do HSBC são treinados para serem Líderes Voluntários da Ciência. Após a oficina, os alunos vieram com alguns excelentes pontos de ação para economizar água dentro de sua escola. Ambas as escolas continuarão a trabalhar no projeto Water Explorer entre agora e abril de 2016.
Earthwatch acredita que essas ligações globais fortes são fundamentais para auxiliar as crianças a reconhecerem a importância da água doce em nosso planeta.
Estudando a água da chuva em Nova York
Também em abril, a equipe da Earthwatch EUA hospedou seu primeiro treinamento de professores Observatório da Água Doce na cidade de Nova Iorque.
Este foi um evento que durou meio dia, adaptado do dia de treinamento do HSBC Líder Voluntário da Ciência. Espera-se que através da formação de professores para coletar dados do Observatório da Água Doce, eles, por sua vez, irão treinar seus alunos para ajudar a coletar dados em um corpo de água local perto da sua escola.
Mayen, um professor do Brooklyn disse: "Eu acho que isso é um grande recurso para usar em minha sala de aula. Seria ótimo coletar e analisar dados em nossa comunidade."
Como os professores são tão ligados à sua comunidade, a equipe da Earthwatch focou o treinamento principalmente em questões da água locais, descrevendo a situação atual da água em Nova Iorque, e como nossa pesquisa com a Universidade de Columbia é abordar algumas dessas questões.
A cidade de Nova Iorque é um lugar com um grande número de pessoas e um grande número de água - com apenas um 1/12 de uma polegada de chuva, os sistemas de esgoto podem ser sobrecarregados e esgoto bruto pode ir diretamente para os rios e córregos por transbordamento de esgoto combinado. Para melhorar a qualidade da água, a cidade comprometeu-se a aumentar os espaços verdes, de modo que o excesso de água da chuva seja absorvido e os transbordamentos do esgoto sejam prevenidos. Com os dados que os Cidadãos Líderes da Ciência HSBC ajudarão a recolher - incluindo bactérias e níveis de pH - os pesquisadores determinarão se o aumento do espaço verde resultou em melhorias na qualidade da água para a cidade.
Embora a Earthwatch tenha trabalhado com a Universidade de Columbia por dois anos, estes são os primeiros cientistas cidadãos professores a serem treinados em Nova Iorque. Eles serão "cobaias" e a Earthwatch recolherá comentários sobre como é fácil para eles integrar o Observatório da Água Doce em suas escolas e o que poderia ser feito para torná-lo mais acessível aos professores em geral.
Os professores muitas vezes querem encontrar maneiras alternativas de engajarem seus alunos fora da sala de aula. Há muitos tipos de atividades que eles podem fazer com seus alunos para ensiná-los sobre ciência, mas o melhor do Observatório da Água Doce é que ele é a verdadeira ciência.
"Estou animado para recolher pesquisa e contribuir para um banco de dados global. Espero também deixar meus alunos apaixonados sobre a ciência do cidadão", diz Jess, um professor de biologia do 9º ano.
Também em abril, a equipe do Earthwatch EUA trabalhou com a Academia Deerfield. Eles são a primeira escola a se inscrever para Observatório da Água Doce na América do Norte. O Earthwatch treinou quatro professores que lecionam cursos de colocação avançada em ciências. Esses professores treinarão até 25 alunos para realizar o Observatório da Água Doce no rio Deerfield, que está localizado logo atrás da escola.
O Reino Unido: A natureza está na sala de aula
No Reino Unido, o Earthwatch conduz um programa anual de treinamento residencial para professores combinando investigação científica "prática", que pode ser replicada em um ambiente escolar, e sessões de aprendizagem inovadoras sob medida.
O programa visa aumentar a confiança e desenvolver habilidades na prestação da educação ambiental fora da sala de aula. Realizado no local inspirador da Wytham Woods, em Oxfordshire, o curso permite aos professores reenergizarem-se, reorientarem-se e planejarem.
O curso envolve atividades práticas do cidadãos da ciência, compartilhamento de recursos e informação e uma exploração de questões ambientais e desafios atuais. Como parte disto, os professores estudam as alterações climáticas e são treinados para realizar o Observatório da Água Doce .
Como um participante do Teach Earth 2014 disse:
"Minha semana no Teach Earth revigorou meu entusiasmo para o ensino. Sinto-me confiante em enfrentar questões difíceis... de maneira positiva e envolvente. Brilhante. Obrigado equipe! É ótimo estar fazendo ciência real, emocionante."
Descubra mais
Se você gostaria de apoiar nosso programa de professor, ou conhece um professor que gostaria de se envolver, onde quer que esteja, entre em contato com Neil em nbailey@earthwatch.org.uk.
Paralelamente ao Observatório da Água Doce, os participantes no Teach Earth auxiliam os cientistas a estudarem as mudanças climáticas.